quinta-feira, 2 de abril de 2009

Projeto BEL - COPEL

Banda Extra Larga - BEL
A partir de 2010 usuários residenciais terão Banda Extra Larga
O Paraná, e os paranaenses atendidos pela Copel, deverão ter em primeira mão a Internet do futuro com altíssima velocidade. O projeto BEL (Banda Extra-Larga) que está sendo desenvolvido pela Copel Telecomunicações terá recursos de cerca de R$ 500 milhões que serão revertidos num serviço inovador, de alta qualidade e inédito no mercado de telecomunicações. Para demonstrar a importância do projeto e a solidez da idéia acaba de ser lançado o livro Projeto BEL: a Copel Telecomunicações pensada estrategicamente, em equipe, que relata o início e a ousadia do projeto.
Pelo BEL, a velocidade do acesso à Internet poderá chegar a 100 Mbps, o que representa conexões pelo menos cem vezes superiores às existentes hoje no mercado. Com mais velocidade e também com o conceito de clube de serviços, o BEL deverá ser oferecido a clientes corporativos e residenciais a partir de 2010. Os estudos para a implantação já estão em andamento e até o momento cerca de R$100 milhões estão sendo buscados na FINEP, Financiadora de Estudos e Projetos, entidade do Governo Federal que financia projetos inovadores.
No livro apresentado pelo Superintendente de Telecomunicações da Copel, Carlos Eduardo Moscalewsky, são descritos os diferentes aspectos do projeto BEL em 19 capítulos escritos por 29 autores.
O envolvimento de outras diretorias, áreas e departamentos da Copel só reforçam a importância e a aposta da empresa neste salto tecnológico. Segundo o Superintendente de Marketing da Copel, Moacir Mansur Boscardin, a diversificação de negócios e a busca por novas receitas estão refletidas na capa que a CMK produziu para a publicação. Retrata a oferta de uma grande diversidade de conteúdos e serviços digitais para a população paranaense.
Para Marcos Pessoa, coordenador do projeto, trata-se de um empreendimento inédito e que só se torna possível pela avançada rede de telecomunicações que a Copel dispõe. Além de ser dotada de tecnologias de ponta, a Copel possui uma capilaridade que só tem equivalentes em poucos locais do planeta, o que possibilitará a expansão do projeto com maior rapidez". E completa: "o BEL será uma grande intranet, que oferecerá serviços de valor adicionado em pacotes, como hospedagem, back-up, segurança, administração de aplicativos, telefonia IP, vídeo sob demanda, IPTV, telecomunicação móvel e jogos on-line, os quais poderão ser prestados pela própria Copel ou por outros fornecedores parceiros, utilizando o conceito de rede aberta".
Moscalewsky diz que "o BEL é mais do que a viabilização de um projeto tecnológico, constituindo-se como um real planejamento estratégico plurianual para a Copel Telecomunicações". E complementa, ressaltando que "a Copel Telecomunicações, com as recentes iniciativas em andamento, passou a dispor de um imenso potencial para a geração de novos negócios para a Copel, e, também, para o apoio a projetos de desenvolvimento econômico e social do Paraná".
Informações adicionais sobre o Projeto BEL podem ser obtidas pelo telefone (41) 3331-3383, com Marcos Pessoa.
Clique aqui para acessar o conteúdo do livro Projeto BEL: a COPEL Telecomunicações pensada estrategicamente, em equipe. O conteúdo deste livro está em formato PDF (2,7 mbytes) e a navegação pode ser realizada por meio dos Marcadores, localizados na lateral esquerda do documento.
Perguntas Frequentes:
1 - O BEL chegará aos clientes pela linha de energia?
O BEL é um sistema que chegará aos clientes por fibra óptica, através de uma nova tecnologia chamada GPON.
2 - Quando e onde exatamente o BEL será lançado no mercado?
O BEL será lançado inicialmente em alguns bairros de Curitiba (ainda não definidos) e para clientes corporativos, á taxas de 100Mbps. A data de lançamento ainda não está estabelecida. Após o lançamento haverá expansões progressivas para clientes de outras cidades do Paraná e para residências.
3 - Já existe uma tabela de preços para o BEL?
A tabela de preços será definida em data mais próxima ao lançamento.
4 - A COPEL já está fazendo cadastramento de potenciais interessados?
Isso só começará após o lançamento do serviço.

Nenhum comentário: