quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Reunião do Colegiado em 27 de outubro de 2009

Memória da Reunião Colegiado - 27/10/2009
No dia 27 de outubro de 2009, às 9h, no Colégio Bom Jesus Internacional, reuniram-se os integrantes do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, cujos participantes estão identificados na tabela abaixo. Iniciando a reunião o Coordenador – Prof. Nilson – acolheu a todos, justificando ausências que lhe foram comunicadas. Em seguida cada um dos participantes se apresentou dizendo o nome e qual entidade representava. A partir de então foram tratados os assuntos da pauta, nesta sequência.
Evento Dia de Zumbi – Consciência Negra. Nilson apresentou o roteiro do evento que foi discutido e apresentado pela Comissão do Evento e pediu para a Luize, do PELC, comentá-lo. Foram comentados vários detalhes, tais como: local do evento – ficou confirmado que será na Rua Aleixo Schuluga, em frente da Igreja Católica; estrutura de salão, salas e mesas cedidos pela comunidade da Igreja Católica; empréstimo de duas barracas cedidas por um amigo do Tosihiro Ida, totalizando 48m2. Verena e Ismael disseram que a Sanepar fará o fornecimento de água com bebedouros e copos de água para o pessoal que estará a serviço do evento e também estará atendendo a comunidade com seu departamento comercial para regularização de contas e outros serviços. Geovana, do Alphaville, perguntou sobre esquema de coleta do lixo do evento e irá solicitar o apoio da Coopzumbi para isso; Luize comentou sobre uma dinâmica de participação da comunidade na coleta, como fez no evento do Dia das Crianças. Nilson comentou sobre a confecção dos convites que está sendo feita pelo Lions Clube Batel e pediu da possibilidade do PELC levar e fazer o convite nas Escolas. Osmair solicitará a interdição do tráfego na rua do evento, uma limpeza da Prefeitura próximo ao local e verá também a confirmação do caminhão palco. Nilson comentou dos vários serviços à comunidade tais como: saúde, corte de cabelo, e outros pela Prefeitura de Colombo; possível serviço do Hospital Veterinário da UFPR e de Assessoria Jurídica, pelo Núcleo de Práticas Jurídicas da UFPR; também um serviço de orientação sobre o uso correto de energia elétrica com os alunos do Curso de Eletricidade e a Copel. Nilson comentou também que está certa a distribuição de mil mudas de árvores frutíferas nativas, em parceria com a Copel. Nilson pediu para Júlio e Osmair o contato com a Polícia Rodoviária Federal para sua participação no evento e orientação à comunidade sobre questão de pipas e a BR. Pastoral Social prontificou-se a fornecer/vender lanche no evento. Comentou-se também que as entidades que desejam colocar uma barraca de venda de produtos poderá fazê-lo, porém, não será feita a Feira do Produtor naquele dia. Por fim, foi agendada uma nova reunião da Comissão do Evento para dia 04/11, 9h, na Apoio.
Associação de Moradores. Júlio e Profª Ana Maria expuseram sobre as reuniões realizadas pela Comissão que foi constituída para tratar o assunto da Associação de Moradores. Disseram que na sequência buscar-se-á uma audiência com o Governador do Estado para tratar os assuntos que estão preocupando a comunidade. Nilson disse que fez contato por telefone e duas vezes por e-mail ao Governador Requião e ao Prof. Carlos Moreira – Chefe da Casa Cível – e que ainda não obteve nenhum retorno. Sugeriu-se uma reunião com o Deputado Edson Strapassom para auxiliar nessa aproximação com o Governador. Osmair telefonou para o deputado e a reunião ficou agendada para dia 11 de novembro, às 9h, no Centro de Convivência. Quanto às contas de luz e água que estão pendentes, Carlos Eugênio sugere o encerramento completo das mesmas e final dos contratos que estejam gerando faturas em nome da Associação de Moradores. Ismael comentou sobre as matrículas da Sanepar e disse que estão todas inativas e que somente uma está com débito e estão resolvendo com a Cohapar a quitação dos valores pendentes.
Teatro e Cinema. Rosângela foi convidada por Nilson à reunião para expor o trabalho que está realizando com crianças da Vila Zumbi. Ela e Alda comentaram sobre um trabalho de teatro com alunos da Escola Barão de Mauá e de um filme que será produzido. Solicitou o apoio da comunidade e comentou sobre o potencial das crianças e da importância sobre esse investimento cultural.
Festas do Dia das Crianças. O PELC comentou sobre a festa do Dia das Crianças, que havia sido agendada para 12/10 e que em função da chuva foi transferida para o dia 18/10. Disse que a festa foi um sucesso não só pelo esforço da equipe do PELC, mas também pela efetiva participação da comunidade. Comentou que foram distribuídos 1580 brinquedos, que foi pintado um muro e do mutirão de limpeza no final da festa. Ismael comentou sobre a participação da Sanepar com fornecimento de água e elogiou a organização do evento. A Pastoral da Criança e a Pastoral Social também comentaram sobre a Festa da Criança realizada no dia 09/10, com a participação de aproximadamente 300 crianças, com atividades lúdicas e distribuição de bolo.
Mutirão de limpeza. Ismael, Verena e Terezina comentaram sobre um mutirão de limpeza na Rua 13, feita pelos moradores da mesma Rua 13. Disseram que esse deveria ser o exemplo para as demais ruas e que isso fará de fato a mudança na cultura e atitude dos membros da comunidade. Comentaram também o trabalho que fizeram com os dois grupos de hipertensos, da Unidade de Saúde.
BR 116 – Manifestação e Incidente. Osmair e Júlio comentaram sobre a manifestação que a comunidade fez em função das mortes que estão ocorrendo na BR e que algumas pessoas que não representam as Associações de Moradores se infiltraram na manifestação com atos de vandalismo. Esclareceram que esse não é o posicionamento das Associações de Moradores e condenam essa atitude irresponsável e inconseqüente. Osmair também comentou do esforço que vem sendo feito pela Prefeitura de Colombo, em diálogo com a Concessionário de Pedágio, para garantir a segurança dos pedestres na travessia da BR. Disse que a concessionária garantiu a iluminação de segurança e passarela, com prioridade. A Sra. Laura, do Clube Santa Mônica, sugeriu continuar a luta pela construção de trincheira unindo as comunidades da Vila Zumbi e Vila Liberdade.
PELC. Luize – Coordenadora Geral do PELC – comentou sobre as atividades do PELC. Comentou sobre o prazo de encerramento das atividades do PELC no próximo mês de novembro e do esforço que está sendo feito para que algumas atividades tenham continuidade através da Extensão da UFPR. Nilson agradeceu e elogiou o excelente trabalho que o PELC desenvolveu. Disse que a ótica do trabalho com foco na cidadania e meio ambiente, o dinamismo da equipe e a riqueza das atividades foram marcas do trabalho desenvolvido.
Próxima reunião: 25/10, às 9h, no Bom Jesus Internacional.
Concluindo a reunião o Coordenador agradeceu a todos pela excelente participação, animando a todos a manterem-se firmes e engajados nas atividades e metas do Projeto.
Eu, Nilson Izaias Pegorini, redigi essa memória.

Relação dos participantes:
NOME
ENTIDADE
E-MAIL
Tosihiro Ida
Lions Clube Batel
idatosihiro@terra.com.br
Laura O.B.A de Souza
Santa Mônica Clube de Campo
laura@ghibli.com.br
Terezina Nunes de Almeida
Posto de Saúde
9142-5904
Sandro R. Gonçalves
Associação de Moradores
san.rg@hotmail.com 8881-8288
Júlio Pio Souza
Associação de Moradores

Carlos Eugênio C. Melo
Lions Clube Curitiba Batel
cmelo@lions.org.br
Verena Mehler
Sanepar CRMA-N
verenam@sanepar.com.br
Aldeneedes Oliveira
Associação de Moradores
9141-0796
Luize Moro
PELC UFPR
luizemoro@yahoo.com.br
Ismael Epifânio Silva
Sanepar
ismaelesanepar@sanepar.com.br
Ana Maria C. Pereira Mendes
FAE – Mestrado
ana-mendes@fae.edu
Diana Gurgel Pegorini
Voluntária
dianagurgel@onda.com.br
Nilson Izaias Pegorini
Bom Jesus – FAE
nilson.pegorini@bomjesus.br
José Osmair Possebam
AMCIM
contato@osmair.com.br
Solange
Pastoral Social

Giovana Domingues
Condomínio Alphaville Graciosa
meioambiente@alphapr.com.br

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